sábado, 19 de janeiro de 2013

Transferencia de abelhas Borá (Tetragona Quadrangula) para caixa racional.

#MINHAPRIMEIRAEXPERIÊNCIA


Esta foi uma das minhas primeiras experiÇencias com as abelhas, tronco resgatado a pedido de um amigo da área rural.




Hoje tirei o dia para uma tarefa que eu sabia que não seria fácil:
Resgatei um tronco de abelhas Borá (Tetragona Quandrangula), que também tem uma colônia de Jataís em um dos cantos à algum tempo e, hoje decidi transferi-las para caixa racional...
QUANTA ABELHA!!!!!!!!!!!!!!!
Me preocupa é que não consegui localizar a rainha.... foi dificílimo chegar até os quadros de cria, pois as abelhas Borá fazem um geo própolis  tipo da mandaçaia, só que com menos barro, é muito duro e com a ajuda do formão de apicultor e chave de fenda consegui chegar ao centro do ninho, que estava envolto de muito mel e muito pólen... elas ficaram bem agressivas e tive que colocar o macacão, o que dificultou enxergar um pouco também.
Na medida do possível consegui tirar tudo, inclusive 2 células reais que me pareciam meio "murchinhas" para uma realeira.(Todas as 2 iguais em tamanho, cor da cera bem madura).
Amontoei somente os quadros de cria nascente (Maduros) de ma forma que pudessem ficar espaços entre eles, e os que estavam verdes descartei.....
Não levei pólen nem mel para a caixa racional, pelo fato desta espécie ser bem vulnerável aos forídeos....
Tem abelha pra todo lado, inclusive no tronco e no chão e na caixa racional (esta tem mais), pois acabei derrubando um pouco de mel no interior do tronco (que retirei tudo mas ainda possui túneis feitos por elas, mel, e algumas abelhas transitando e comendo mel).
Retirei também as Jataís e passei para uma caixa racional, nesta transferi o involucro fechado (Verifiquei somente a posição dos quadros) e um pouco de batume que coloquei no canto. (A Jataí foi bem fácil)
Posicionei ambas, de modo que as entradas ficassem próximas de onde ficavam antes (no tronco).

*MUITA PILHAGEM ENTRE JATAÍS E BORÁS!!!!!

*CONTINUO PROCURANDO A RAINHA ENTRE OS DESTROÇOS!!!

TENHO DÚVIDAS EM RELAÇÃO ÀS BORÁ:

- NO FINAL DA TARDE, SERÁ QUE VÃO TODAS PARA A CAIXA RACIONAL???  (E SE A RAINHA ESTIVER NO TRONCO ENTRE OS TÚNEIS), POIS NÃO QUIS FICAR CUTUCANDO COM MEDO DE ACABAR MATANDO A RAINHA CASO ELA ESTEJA LÁ.

- IREI FECHÁ-LA E LACRAR A ENTRADA COM CERA DE ÀPIS (LAMINAS DE CERA ALVEOLADA) ATÉ QUE ELAS MESMAS RESOLVAM SAIR ROENDO A CERA.... DEVO COLOCAR ISCA PARA FORÍDEOS E ALIMENTO ARTIFICIAL?







7 comentários:

  1. Obrigado, Clerison! Foi mal, eu vi a foto e não cliquei. Foi "lerdeza" minha mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não foi nada! Saudações do Meliponário da PAz!

    ResponderExcluir
  3. humm muito bom :) .. amigo a madeira da caixa que tu fez para as boras é muito fininha e ainda pra completar e de pinus , essa madeira apodrece facilmente.

    ResponderExcluir
  4. adoro todas as asf, mas, uma coisa tem que ser dita! Essa abelhas borá é muito chata. O manejo é muito complicado, o ataque de forideos é costante, e um mel muito azedo.

    ResponderExcluir
  5. É um núcleo àpis Daniel... estou esperando a primavera para fazer algumas alterações....

    ResponderExcluir
  6. tenho um enxame de borá aqui numa arvore
    presiso saber o tamanho da caixa que elas presisam para mim fazer uma
    e também as curiosidades destas abelhas pois nunca trabalhei com elas

    ResponderExcluir